Formulário de Consulta

CÓDIGO:    SENHA:   
(Segunda via do boleto)

  • Página inicial
  • Fale conosco
  • Webmail
Rua José Antonio de Campos, 455 - Centro - Registro/SP - (13) 3828-6800 |

Dr. Armelindo Savioli

ma vida dedicada a salvar vidas

 

Ele foi um dos pioneiros no Hospital Regional, onde trabalhou por 39 anos

 

 

 

Um capítulo importante da história da medicina no Hospital Regional “Dr. Leopoldo Bevilacqua” e no Vale do Ribeira foi encerrado às sete e meia da noite de 31 de dezembro do ano passado com a morte de Almelindo Savioli, um dos médicos pioneiros na região. Dr. Savioli tinha 85 anos, dos quais 39 atuando no Hospital Regional, aonde chegou em 1958.

 

O Dr. Savioli, como era carinhosamente chamado, nasceu em Corredeira, distrito de Pirajuí, filho do imigrante italiano Puvio Savioli. Administrador de fazenda em Pirajuí e semialfabetizado, Puvio investia na educação dos onze filhos. Almelindo foi estudar Línguas Neolatinas, em Campinas, onde ficou um ano. Nesse meio tempo, a universidade de Curitiba tornou-se federal. Orientado por um professor e influenciado por dois amigos, ele decidiu ir para a capital paranaense estudar odontologia. Na hora da inscrição, os amigos o convenceram a optar por medicina.

 

Mesmo contando com a ajuda dos pais e irmãos, a vida era difícil em Curitiba. O dinheiro curto obrigava Almelindo a colocar jornais sob a roupa do corpo para enfrentar o frio; os livros eram emprestados e a alimentação era feita no bandejão da universidade. “Tinha que ser persistente e dedicado”, comenta o filho Ulisses. Formado na primeira turma da Universidade Federal de Curitiba, ele fez residência em cirurgia geral na Santa Casa de Santos. 

 

A convite de um motorista do Hospital Regional, que sabia da dificuldade para atrair médicos para a região, ele e o colega Miguel vieram a Pariquera-Açu. Encontraram Leopoldo Bevilacqua sozinho, atendendo inúmeros doentes. Decidiram ficar para ajudar o colega, mesmo sem garantia de salário. Por três ou quatro meses, os dois jovens médicos trabalharam em troca de casa e comida. Então foram contratados e, logo, Almelindo tornou-se diretor clínico do hospital, função que exerceu por mais de trinta anos. Eles também treinaram os primeiros auxiliares de enfermagem para apoio ao atendimento. 

 

Dedicado à profissão, Dr. Savioli trabalhava mais que as horas contratadas, sem receber por isso; no Natal, no ano novo. “São os grandes médicos – Dr. Bevilacqua, Dr. Sérgio, meu pai... Eles tinham alguma coisa diferenciada em relação aos outros, além de uma ética muito grande”, observa Ulisses. O mais importante, para esses médicos pioneiros que, à falta de equipamentos e materiais, trabalhavam no improviso, era salvar vidas. 

 

Dr. Savioli também trabalhou no Hospital São João e atendeu em vários municípios da região, como Cajati, Barra do Turvo e Pariquera-Açu, além dos atendimentos no consultório e na clínica particular em Registro. Em 1967, ajudou a fundar o Hospital São José em Registro, em sociedade com os médicos Leopoldo Bevilacqua, Sérgio Aluisio Homem Torres, João Dantas Romero Filho, Antônio Norberto Capinzaiki e Nelson Lustosa.

 

Dr. Almelindo Savioli foi diretor geral do São José, onde trabalhou até se aposentar, com 77 anos de idade, quando realizou a última cirurgia. Foi no Hospital Regional, há mais de cinquenta anos, que Dr. Savioli consultou a professora Maria Therezinha André, que havia sido picada por uma aranha. Onze meses depois estavam casados e dessa união nasceram quatro filhos, oito netos e o filho de criação, Dorival.

 

Um exemplo para quem o conheceu e, especialmente para a família, Dr. Savioli influenciou muita gente a entrar na profissão, incluindo os filhos Ulisses (cardiologista) e César (oftalmologista), o cunhado José Luiz André (radiologista) e a neta Paula Savioli Silveira, que está no segundo ano de residência em Pediatria.


PARCEIROS

Sincovvale Sicredi Impostometro Instituto Talentos Portal Educação Certificado Digital Accredito Illustrativa
REDE SOCIAL

Logotipo rodapé Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Registro
Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Registro
Rua José Antonio de Campos, 455 - Centro - Registro/SP
mkt@aciar.com.br

Desenvolvido por SOPHUS TECNOLOGIA