Formulário de Consulta

CÓDIGO:    SENHA:   
(Segunda via do boleto)

  • Página inicial
  • Fale conosco
  • Webmail
Rua José Antonio de Campos, 455 - Centro - Registro/SP - (13) 3828-6800 |

Dona Marioca

Dona Marioca: exemplo de dedicação ao povo

Marioca casou-se com Alceu Paiva, primeiro prefeito eleito de Cananéia e, 

em 1992, ela também foi eleita prefeita do município.

 

 

Logo que chegou em Cananéia, em 1947, acompanhando os pais João Batista de Oliveira e Cidália Cândida de Oliveira, vinda de Santo Antonio do Jardim, no Espírito Santo, a jovem Maria Sebastiana, então com 17 anos, dedicou-se ao trabalho assistencial, ajudando a minimizar o sofrimento das pessoas pobres. Casou-se com Alceu Paiva, que se tornou o primeiro prefeito eleito de Cananéia, que administrou o município de 1948 a 1951.

Marioca, como era carinhosamente chamada, e Alceu tiveram três filhas: Denise,Vânia e Patrícia.

 

O espírito público de Marioca tornou-se ainda mais acentuado quando, ao mudar-se para Registro, ela trabalhou na Legião Brasileira de Assistência (LBA), tornando-se também uma das fundadoras do Fraterno Auxílio Cristão (FAC), braço assistencial da Igreja Católica. Foi também servidora pública do INPS, atual INSS.

 

A vocação política sempre se manifestou nas ações de Marioca que, mantendo constante vínculo com Cananéia, em 1982, candidatou-se a vereadora no município. Foi eleita e reeleita em 1988. Em 1992 tornou-se a primeira mulher a eleger-se prefeita de Cananéia.

 

Além de ter trabalhado intensamente para melhorar a infraestrutura do município, a gestão da prefeita Marioca também foi marcada por ela ter conquistado, junto ao governo do Estado, a pavimentação da estrada da Aroeira. Foi singular a forma como essa obra foi obtida: durante encontro com o então governador Mário Covas, a prefeita reivindicou o asfalto, ouvindo como resposta que aquela estrada não estava no planejamento do governo. Ela, então, chorou diante do governador que, desconcertado determinou ao secretário dos Transportes: “Faça a estrada da Marioca”. A Aroeira tornou-se o principal acesso ao município.

 

Quando terminou o mandato, Marioca voltou a morar em Registro e, em 2000, foi eleita vereadora e reeleita em 2004. Ainda cumpria o segundo mandato quando morreu no dia 1º de fevereiro de 2007, deixando a todos que a conheceram exemplos de humildade, trabalho e amor ao próximo.


PARCEIROS

Sincovvale Grupo O Boticário Sicredi CNA Procon Impostometro Instituto Talentos Portal Educação Certificado Digital ACCredito 0800 Illustrativa
REDE SOCIAL

Logotipo rodapé Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Registro
Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Registro
Rua José Antonio de Campos, 455 - Centro - Registro/SP
mkt@aciar.com.br

Desenvolvido por SOPHUS TECNOLOGIA