Logotipo da entidade

Consultas Boa Vista

Edson Antonio de Oliveira


1990/1992

 

“Tenho orgulho de ser ex-presidente da ACIAR”

 

Na década de 1990, foi comprado o primeiro microcomputador 

e foi iniciada a informatização da ACIAR

 

 

Quando assumiu a presidência da ACIAR, em 1990, o empresário Edson Antonio Oliveira, conhecido como Edson Foto, encontrou apenas um funcionário numa sala. Após um grande trabalho, ele conseguiu que a diretoria concordasse com a compra do primeiro microcomputador da Associação, colocando a entidade definitivamente na era da informática. 

 

Em sua gestão, Edson também adquiriu um aparelho de telex e passou a prestar aos comerciantes o serviço de transmissão de dados. “Muitos comerciantes usavam telex para passar pedidos”, relembra. 

 

Mesmo em meio a todas as dificuldades enfrentadas naquele início da década de 90, com o Plano Collor, que congelou preços, confiscou depósitos bancários e a poupança, atingindo todos os setores da sociedade, Edson avalia ter conseguido dar um salto no trabalho realizado pela ACIAR durante sua gestão. 

 

Sentindo necessidade de divulgar as ações da entidade, ele decidiu elaborar um boletim informativo. “Eu mesmo fazia e saía distribuindo no comércio”, relata o ex presidente, que também era o entregador de correspondências. Na época, o comércio se concentrava basicamente na avenida Jonas Banks Leite. 

 

A iluminação de Natal, que era de responsabilidade da CESP (concessionária de iluminação pública que antecedeu a Elektro), também era comandada pessoalmente pelos diretores da ACIAR, não só em Registro mas também em Juquiá e Pariquera-Açu, onde havia comerciantes associados. 

 

Logo que assumiu, Edson tentou implantar um sistema de compra coletiva, por intermédio da ACIAR, mas não conseguiu, pois o Plano Collor falhou, a recessão e a crise econômica se agravaram e a inflação atingiu patamares assustadores. “Era uma época muito difícil. Nas reuniões da Associação Comercial de São Paulo, o que mais se discutia era a ameaça de prender comerciantes que remarcavam preços. Achavam que todo comerciante era bandido”, relata. 

 

Muitas vezes o ex-prefeito Waldir Moraes representou a Associação Comercial nas reuniões realizadas em São Paulo pois ele, por força do trabalho na Secretaria da Agricultura, sempre viajava à capital paulista. “O Dr. Waldir nos ajudou muito”, reconhece Edson.

 

Edson se estabeleceu em Registro em 1971 e montou a Ótica e Foto Avenida, filial da Ótica Ribeira (que pertencia a seu irmão). Dois anos depois, já integrava a segunda diretoria da ACIAR, como segundo secretário. Posteriormente, em 1976, montou Edson Foto, em frente à escola Fábio Barreto. Nessa época, só as Casas Pernambucana se Watanabe vendiam tecido. “Comecei a trazer cortes aos poucos”, conta. Em seguida, montou loja de tecidos.

 

Com a esposa Teresinha, Edson aprendeu corte e costura e, atualmente, é sócio dela numa loja que reforma roupas. 

 

A ACIAR, na época em que Edson assumiu, tinha 95 associados, embora representasse também os profissionais liberais, como contadores e cirurgiões dentistas, e os bananicultores, entre outras categorias. “Hoje, a Associação Comercial se estabilizou, presta uma quantidade enorme de serviços. Tenho orgulho de ser da linhagem dos ex-presidentes”, afirma.

 

Observando que atualmente a ACIAR tem uma boa estrutura, Edson reflete que o fortalecimento da entidade foi o resultado do trabalho coletivo. “Cada um teve sua parcela, cada um contribuiu e fez a sua parte para ter essa grande porta aberta”, analisa.