Formulário de Consulta

CÓDIGO:    SENHA:   
(Segunda via do boleto)

  • Página inicial
  • Fale conosco
  • Webmail
Rua José Antonio de Campos, 455 - Centro - Registro/SP - (13) 3828-6800 |

Gabi Bertelli

Vida breve e intensa

Recentemente, ela foi premiada in memoriam Mapa Cultural Paulista

 

Estudante de Letras na Unisepe, GabriellyBertelli de Oliveira, carinhosamente chamada por Gabi, completou 20 anos de idade em 27 de setembro de 2015. Menos de um mês após comemorar seu aniversário, em 21 de outubro, ela morreu subitamente, vítima de uma infecção aguda com evoluções extremamente rápida.

 

Gabi Bertelli tinha pressa em viver. Era professora em seis escolas, estudante, atriz de teatro (era integrante do grupo Caixa Preta, de Registro) e ainda encontrava tempo para escrever artigos para o jornal Viva Gente.

 

Em seus artigos, Gabi versou sobre temas atuais, atraentes, polêmicos e provocativos. Sempre contra qualquer tipo de preconceito. Falou de ser jovem nos anos 10. Opinou sobre feminismo, religião, greve de professores, globalização, mídia. Analisou solidão e vida virtual. E compartilhou reflexão sobre viagem e autoconhecimento.

 

Era também contista e poeta. Costumava dizer aos amigos que queria tentar viver só de escrever. No ano passado, ela foi selecionada na fase regional do Mapa Cultural Paulista –Literatura – com o conto intitulado “Moscas” e o poema “Blackbirds”. Sem conter as lágrimas, e emocionando o público, Dimi Matos, pai de Gabi, recebeu o prêmio in memoriam, no dia 18 de junho, em cerimônia na Biblioteca Parque Villa Lobos, em São Paulo. Gabi foi contemplada com o prêmio estímulo e o troféu Mapa Cultural Paulista 2015, categoria Poesia.

 

Em 2011 Gabi entrou no Grupo de Teatro Caixa Preta e, no mesmo ano, atuou em “Os Dois Cavaleiros de Verona”, de William Shakespeare; em 2012 atuou em “O Despertarda Primavera”, de Frank Wedekinde, em 2013, em “ Pterodátilos”. Com o Caixa Preta, ela participou de apresentações no Festival de Teatro de Curitiba, Festival Nacional de Teatro de Cubatão e em Salto, no interior de São Paulo. A convite da SP escola de teatro também esteve no teatro Anhembi Morumbi.

 

Filha única de Dimi e de Solange Bertelli, Gabi também publicava textos poéticos em seu blog “Vertendo Verbos”. Pouco dias antes de partir, em 9 de agosto, ela publicou em seu blog um texto em que deixou essa mensagem: “Rezo por um leito, rezo por dedos pedindo silêncio pra que não se acorde as estrelas e não se apresse o amanhecer. Pra que o sol demore, venha lento como quem não quer vir, demore tanto que o amanhã vire semana que vem e prolongue o finito tornando-o semi-eterno”.

 

Gabi foi homenageada pela prefeitura de Registro, emprestando seu nome para o batismo para Centro da Juventude, inaugurado no Centro Social Urbano. Assim, o finito se tornará infinito.


PARCEIROS

Sincovvale Grupo O Boticário Sicredi CNA Procon Impostometro Instituto Talentos Portal Educação Certificado Digital ACCredito 0800 Illustrativa
REDE SOCIAL

Logotipo rodapé Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Registro
Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Registro
Rua José Antonio de Campos, 455 - Centro - Registro/SP
mkt@aciar.com.br

Desenvolvido por SOPHUS TECNOLOGIA