Formulário de Consulta

CÓDIGO:    SENHA:   
(Segunda via do boleto)

  • Página inicial
  • Fale conosco
  • Webmail
Rua José Antonio de Campos, 455 - Centro - Registro/SP - (13) 3828-6800 |

Ivo Zanella

Comerciante, fazendeiro, empreendedor e, 

acima de tudo, grande defensor do progresso da região.

 

É fácil entender o significado da paixão nos olhos de Elvira Lúcia Zanella e Ivo Zanella Júnior ao falarem sobre o pai. O carisma e a determinação de Ivo Zanella ajudaram a mudar o curso da história e trouxeram conquistas tão importantes que refletiram no futuro de toda a região. Basta dizer que o Hospital Regional de Pariquera-Açu foi um pedido de Zanella ao então governador do Estado, Adhemar de Barros. “Os prefeitos queriam uma delegacia. O governador perguntou ao meu pai o que ele achava. Meu pai disse que a população precisava mesmo de uma Santa Casa e provou que Pariquera-Açu ficava no centroda região e tinha que sediar o hospital”, conta Ivo Júnior.

 

O pedido foi prontamente aceito por Adhemar de Barros e Ivo Zanella ainda doou 10 alqueires de terra para a construção do Hospital Regional, inaugurado em janeiro de 1950. Outra reivindicação de Zanella foi em relação ao traçado da Rodovia Régis Bittencourt. A BR-116 iria passar pelo Alto Vale até chegar ao Paraná. “Meu pai queria o desenvolvimento da nossa região e sabia que se a BR não passasse por aqui, os municípios ficariam estagnados. Assim que soube da informação, pegou o avião com Alberto Bertelli e foram até Brasília brigar para que a rodovia cortasse nossa região”, diz a filha Elvira.

 

O perfil natural de liderança levou Zanella para a política. Ele foi vereador por quatro mandatos e o primeiro prefeito de Pariquera-Açu após a emancipação, em 1955. Como prefeito, foi responsável pela implantação do Grupo Escolar PresidenteVargas, pela Sudelpa e pelo DER no município.

 

Por sua casa passaram praticamente todos os governadores da época: Adhemar de Barros, Jânio Quadros, Laudo Natel, Carvalho Pinto. Em 1958, Jânio chegou a transferir o Gabinete do Governo para a residência de Ivo Zanella, onde despachou com prefeitos e deputados por 8 dias em Pariquera-Açu. Mas foi com Adhemar de Barros que Zanella teve mais proximidade. Ambos eram do PSP (Partido Social Progressista) e viraram compadres depois que o governador batizou Ivo Junior, em 1947.

 

O contato de Ivo Zanella com altas autoridades do Estado começou quando ele ainda era criança. Filho dos imigrantes italianos Maximo e Elvira Zanella, ele nasceu em Pariquera em 19 de maio de 1909, quando o local ainda era Distrito de Jacupiranga. Ao lado da casa da família ficava a pensão da tia Nina, onde se hospedavam políticos, engenheiros, professores e outros profissionais que vinham da capital. Como a pensão era pequena, os pais de Ivo acabavam ajudando a abrigar os visitantes.

 

Mais tarde, a esposa de Ivo passou a cuidar da casa e receber as autoridades. “A casa grande vivia cheia. Recebia muitos políticos, governadores”, lembra dona Maria Josepha, aos 92 anos. Ela tinha 18 anos quando casou com Ivo Zanella, nove anos mais velho, em 1939.

 

A profissão de comerciante também levou Zanella a conhecer muitas autoridades. O primeiro emprego foi como auxiliar da Marietto, Zanella e Diniz, empresa de beneficiamento de arroz. Mais tarde, assumiu a direção da Maximo Zanella & Cia., onde adquiriu novos e modernos equipamentos para beneficiamento de arroz e conseguiu instalar um gerador que passou a fornecer luz elétrica para a localidade. A maioria do produto ia para o Rio de Janeiro. Ivo ainda tinha armazém de secos e molhados, fazendas e posto de combustível.

 

Após enfrentar o câncer nas cordas vocais que o desafiou a reaprender a falar, Ivo Zanella morreu em 22de dezembro de 1984, aos 75 anos, por causa da metástas e da doença. Defensor do progresso, Ivo Zanella colecionou qualidades e conquistas que o tornaram uma das figuras mais importantes da história da região.


NOVOS ASSOCIADOS

PARCEIROS

CNA Sicredi ACCredito Manual de Integração - De olho no imposto Impostometro PROE Portal Educação ACCertifica
REDE SOCIAL

Logotipo rodapé Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Registro
Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Registro
Rua José Antonio de Campos, 455 - Centro - Registro/SP
mkt@aciar.com.br

Desenvolvido por SOPHUS TECNOLOGIA