Formulário de Consulta

CÓDIGO:    SENHA:   
(Segunda via do boleto)

  • Página inicial
  • Fale conosco
  • Webmail
Rua José Antonio de Campos, 455 - Centro - Registro/SP - (13) 3828-6800 |

João Henrique Genovez

Agricultor pernambucano, foi vereador e presidente da primeira associação de moradores de Registro

 

O pernambucano morreu aos 69 anos, vítima de um AVC

 

Pernambucano de Santa Maria da Boa Vista, João Henrique Genovez trilhou o caminho de milhares de nordestinos que vieram para São Paulo em busca de melhores condições de vida. Nascido no dia 8 de dezembro de 1926, filho de Antonio e Maria Joaquina Genovez, João começou a trabalhar aos 12 anos de idade, auxiliando os pais na agricultura. Aos 19 anos, veio para a cidade de Santo Anastácio (SP), onde se dedicou à agricultura por mais dois anos.

 

Já morando em São Paulo capital, exerceu a função de contramestre na empresa Nitroquímica. Em 1952, mudou-se para Pedro de Toledo e, no ano seguinte, para Registro, onde passou a trabalhar para a Socal S.A. Na empresa de mineração de fosforita, João Henrique ocupou os cargos de auxiliar de escritório, sub-gerente e gerente.

 

Em Registro, o pernambucano conheceu e se encantou por Silvina Lourenço, que veio do Guaraú, em Cananéia, para trabalhar como cozinheira. Além do filho adotivo Reinaldo Lourenço, o casal teve mais quatro filhos: Edson Henrique Genovez, Eloe Henrique Genovez, Maria Henrique Genovez, Zózimo Henrique Genovez (Zuza) e João Henrique Genovez Filho, que morreu aos 12 anos de idade.

 

A morte do caçula abalou profundamente o pai. João havia levado o filho para ser batizado em Petrolina (Pernambuco) e lá o menino adoeceu. Chegou a ficar internado por mais de 10 dias, mas não resistiu. Depois disso, João Henrique decidiu permanecer em Pernambuco lidando com agricultura nas terras da família. Junto com a esposa, ele ficou morando entre Registro e Petrolina até 1991.

 

Envolvido com as questões da comunidade, João Henrique Genovez se elegeu vereador pelo então PL em 1992. Representando o bairro Serrote, onde residia, ele utilizou o Legislativo para lutar por melhorias para o município, especialmente nas áreas da saúde, educação e segurança pública. Conta-se que João Henrique Genovez foi um dos fundadores e primeiro presidente da Associação de Moradores do Bairro Serrote, considerada a primeira associação de moradores de Registro. Além de dedicar-se à política e à comunidade, ele tinha o futebol como esporte preferido, tocava violão e gostava muito de ler jornais.

 

João Henrique Genovez morreu no dia 22 de novembro de 1996,  pouco antes de concluir seu mandato como vereador. Diabético, ele tinha problema cardíaco e sofreu um acidente vascular cerebral. Em sua homenagem, o município emprestou seu nome a uma das ruas do Bairro Serrote.


NOVOS ASSOCIADOS

PARCEIROS

CNA Sicredi ACCredito Manual de Integração - De olho no imposto Impostometro PROE Portal Educação ACCertifica
REDE SOCIAL

Logotipo rodapé Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Registro
Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Registro
Rua José Antonio de Campos, 455 - Centro - Registro/SP
mkt@aciar.com.br

Desenvolvido por SOPHUS TECNOLOGIA