Formulário de Consulta

CÓDIGO:    SENHA:   
(Segunda via do boleto)

  • Página inicial
  • Fale conosco
  • Webmail
Rua José Antonio de Campos, 455 - Centro - Registro/SP - (13) 3828-6800 |

José Mendes

 

 

José Mendes foi prefeito por dois mandatos - 1973 a 1976 e de 1993 a 1996

 

Professor de Educação Física e prefeito por dois mandatos, foi homenageado com nome de escola e de praça

 

Do encontro inesperado entre aluna e professor, nasceu um amor para a vida inteira. Georgina Prévid Poci Mendes, carinhosamente conhecida como ‘Dona Geninha’, lembra com os olhos cheios d’água do momento em que conheceu José Mendes. Era 28 de março de 1958, ano em que o jovem José veio de Santo Anastácio para Registro, onde assumiu o cargo de professor de Educação Física no Instituto de Educação Estadual Dr. Fabio Barreto.

 

“Eu estudava no último ano do ginásio e fui buscar umas fichas na sala da diretora e ela me apresentou para dois novos professores, um deles era o José Mendes”, revela dona Geninha. Um ano depois, os jovens se casaram. “Foram 48 anos de um casamento muito feliz. Já faz dez anos que o Zé se foi... e eu ainda sou apaixonada...sinto uma saudade imensa”,diz Geninha, emocionada.

 

Em tantos anos de convivência, a esposa acompanhou e apoiou José Mendes em muitos momentos importantes. Formado pela Faculdade de Educação Física de São Carlos em 1956, ele preferiu utilizar o diploma a cuidar das fazendas da família em Santo Anastácio, onde nasceu em 11 de abril de 1933.

 

Logo após o casamento, José e Geninha chegaram a morar um ano na terra natal dele. Mas quando o sogro ficou doente, convenceu Zé Mendes a retornar a Registro para ajudar a administrar o sítio. O professor também voltou a lecionar. Com ideias mais progressistas, José influenciava os alunos e acabou recebendo deles o incentivo para entrar na política.

 

Na primeira eleição que concorreu como candidato a prefeito,em 1972, foi eleito com um número expressivo de votos. No primeiro mandato, José Mendes foi responsável pela construção das escolas municipais João Batista Poci Junior e Juscelino Kubistchek, construção da rede de esgotos no centro da cidade, pavimentação da Avenida Clara Gianotti de Souza, da Rua Joaquim Marques Alves e muitas outras, aquisição pelo município da sede da Prefeitura – antigo Fórum, entre outras obras.

 

Antes de se eleger para o segundo mandato – em 1992 -, José Mendes concorreu duas vezes e perdeu para dona Elza de Carvalho e Valdir Moraes, respectivamente. Em dezembro de 1993, a perda do único filho Ricardo José Poci Mendes quase levou José a renunciar ao cargo de prefeito. “Não tínhamos força para continuar. Foi uma tristeza profunda” ,diz dona Geninha. Ricardo tinha 32 anos, trabalhava na Sabesp e sofreu um infarto em Itu, onde participava de uma reunião de trabalho. Ele deixou a esposa e um filho de 11 meses.

 

Com o apoio da esposa, que foi nomeada chefe de gabinete na época para ficar mais próximo e auxiliar o marido, José Mendes concluiu o mandato. Como prefeito, entre tantas conquistas, instituiu o Distrito Industrial no município, instalou o Pronto Socorro Municipal no Hospital São João, construiu creches nos bairros Serrote, Arapongal e Vila Fátima, implantou o Centro de Convivência do Idoso (CCI) e, como presidente do Codivar, conseguiu o Centro de Hemodiálise para o Hospital Regional em Pariquera-Açu.

 

José Mendes era reservado, mas muito brincalhão quando estava entre amigos. Boa parte dessa personalidade extrovertida se foi com a morte do filho. Mas o professor – que se aposentou do cargo em 1990 – encontrava forças na esposa e no neto. Em 1997, precisou fazer uma cirurgia para retirada de um tumor na mandíbula. Foram 46 dias internado e 8 longos meses de tratamento em São Paulo, sempre sob os cuidados de dona Geninha.

 

Apesar das dificuldades iniciais, a saúde se restabeleceu. Cinco anos depois, José passou mal e descobriu que o câncer havia voltado, desta vez no intestino. “Ele fez uma nova cirurgia, mas não resolveu. A doença venceu e levou o meu Zé”, emociona-se dona Geninha. José Mendes morreu aos 70 anos, no dia 26 de novembro de 2003, deixando sua marca no município e uma enorme saudade no coração daqueles que conviveram com ele.


PARCEIROS

Sincovvale Grupo O Boticário Sicredi CNA Procon Impostometro Instituto Talentos Portal Educação Certificado Digital ACCredito 0800 Illustrativa
REDE SOCIAL

Logotipo rodapé Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Registro
Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Registro
Rua José Antonio de Campos, 455 - Centro - Registro/SP
mkt@aciar.com.br

Desenvolvido por SOPHUS TECNOLOGIA