Logotipo da entidade

Consultas Boa Vista

José Pereira Lima


Advogado talentoso e voluntário dedicado, cearense adotou Registro como terra querida

 

Do alto de seu um metro e noventa e tanto de altura, com seu poder de oratória e o charme peculiar de quem já havia sido cantor de rádio, José Pereira Lima facilmente se destacava em qualquer multidão. Muito mais pelo carisma que conquistava amizades por onde quer que andasse, do que pelo porte físico. Dr. Pereira Lima era um cavalheiro na melhor expressão da palavra. E usou das qualidades para trabalhar pelo município que adotou para si desde 1959, quando mudou-se para Registro com a esposa Iolanda Brandão Lima e os filhos Paulo Sérgio, Lilia e Regina.

 

Como advogado, foi responsável pela implantação da seção da OAB (Ordem dos Advogados doBrasil), da qual foi presidente, e se destacou pelo profissionalismo e pelo talento da oratória. Além de convencer com eficácia o tribunal do júri, Dr. Pereira Lima adorava escrever seus próprios discursos. Teria sido um brilhante jornalista se tivesse conseguido realizar o desejo de cursar Jornalismo.

 

Como voluntário, atuou como relações públicas em algumas edições da Chá Expo (antecessora da Expovale),chegando a ir para São Paulo com comitiva para fazer a divulgação da festa. Dr. Pereira Lima ainda foi presidente e membro muito atuante do Rotary Clube de Registro, além de ter sido um dos fundadores da ACIAR. Por seus trabalhos beneficentes, recebeu a comenda da Ordem dos Cavaleiros da Concórdia, ordem internacional com sede em Roma.

 

Nascido em 12 de dezembro de 1925 na cidade de Lavras, no Ceará, Pereira Lima formou-se bacharel em Ciências Jurídicas pela Faculdadede Direito da Universidade Federal do Ceará em 1954. Foi em Fortaleza, como estudante de Direito, queo jovem conheceu a futura esposa Iolanda. “Estávamos em um baile e ele dançava com a noiva, uma moça carioca, quando o vi pela primeira vez e pensei: é o homem da minha vida!”, lembra dona Iolanda. O sentimento certamente foi recíproco: Pereira Lima convidou-a para dançar eo casal só parou quando a então noiva disse que já estava indo embora.

 

“No dia seguinte, ele apareceu lá em casa”, revela Iolanda. Apesar da resistência inicial da família – já que o jovem era noivo -, Pereira Lima conquistou a todos com seu carisma peculiar e não demorou a engatar namoro com Iolanda. Cantor de músicas românticas contratado pela Ceará Rádio Clube, o jovem usava o nome artístico de Perez Martins. E como cantor, ele não podia deixar de fazer serenata para sua amada – e ganhar uma baldada de água do sogro, claro!

 

O primeiro filho do casal, Paulo Sérgio, nasceu em Fortaleza. Pouco tempo depois, a família se mudou para o Rio de Janeiro, para acompanhar o pai de Iolanda que era agrimensor e trabalhava na construção da BR-116. Na medida em que a estrada avançava, a família mudava de cidade. A filha do meio, Lilia, é carioca. A mais nova nasceu em São Paulo, pouco antes de Iolanda e Pereira Lima virem para Registro.

 

Quando o sogro foi para Curitiba, Pereira Lima decidiu ficar por aqui. Como advogado, não podia abandonar sua clientela. Além disso, ele já estava envolvido com as questões locais. Apesar de nunca ter se candidatado – mesmo com os pedidos insistentes de Jonas Banks Leite -, Dr. Pereira Lima adorava política. Ficava por dentro de tudo o que acontecia e acabava interferindo nos bastidores com suas análises coerentes.

 

Mesmo quando a memória começou a falhar, o advogado não perdeu o sorriso fácil e a inquietude que sempre o impulsionou. No dia 20 de novembro de 2011, Dr. Pereira Lima fechou os olhos pela última vez. Nos olhos de dona Iolanda está escrito: a saudade só não é maior do que o amor, sentimento eterno quando vivido em plenitude.

 

Dr. Pereira Lima (terceiro da esq.p/ dir.) com o ex governador Laudo Natel, José Joaquim, Hideo Nassuno, Dr.Luis Antonio Martins Barbosa, entre outras lideranças de Registro