Formulário de Consulta

Rua José Antonio de Campos, 455 - Centro - Registro/SP - (13) 3828-6800 |

Manoel Raimundo Rodrigues de Oliveira

1984/1986

Na época da polêmica mudança do nome da avenida principal

Arrecadação da ACIAR só garantia custear a estrutura da entidade

Certamente os comerciantes mais jovens não sabem, mas até meados da década de 1980, a avenida Jonas Banks Leite chamava-se Fernando Costa. Na época foi feita a proposta de mudança para homenagear o ex-prefeito, que administrou Registro entre 1956 e 1960. A ideia parecia ser consenso e foi apoiada pela diretoria da ACIAR.

Ocorre que a mudança envolvia alteração contratual das empresas para constar o novo endereço e isso tinha custo financeiro. “Aí, sim, deu polêmica. Mas estava tudo consumado”, relembra Manoel Raimundo Rodrigues de Oliveira, à época presidente da ACIAR. Ele admite que foi um erro não ter realizado pesquisa para ouvir a opinião dos comerciantes, embora tenha certeza que a maioria concordaria com a mudança. “O coronel Galindo, que era genro do Dr.Jonas Banks Leite na época, percorreu o comércio para saber se as pessoas concordavam. Ninguém imaginou que teria despesa e concordou”, conta.

Indicado por consenso, após a polêmica mudança do nome da avenida, Manoel Raimundo viu surgir um grupo de oposição liderado por Hiroshi Sumida (já falecido) que, ao final de seu mandato, concorreu à presidência da ACIAR. “O Sumida foi envolvido por aquele grupo de revoltosos e assumiu a presidência”, revela Manoel Raimundo. “Entregamos a ACIAR para a oposição sem nenhum problema. Fizemos, inclusive, o jantar de posse”.

Durante seu mandato, houve movimento para derrubar a barragem do Valo Grande. O ex-prefeito Waldir Moraes era presidente do Sindicato Rural que se posicionava contra a abertura da barragem. A ACIAR participou da luta e acompanhou o Sindicato em uma série de audiências em Brasília, ao lado do então deputado federal Diogo Nomura.

O fortalecimento de Registro como centro comercial de compras já se incluía entre os objetivos da diretoria da ACIAR e uma das ações com esse objetivo era a decoração natalina. A ACIAR fez uma ação entre amigos para sorteio de um carro e, com o dinheiro arrecadado, foram comprados cordões com fios coloridos para enfeitar o centro da cidade. Segundo o ex-presidente, o material foi utilizado por várias gestões da entidade.

Manoel Raimundo diz que na época em que esteve à frente da ACIAR a arrecadação da entidade era suficiente para manter uma estrutura pequena, composta por dois funcionários. Integravam a diretoria da ACIAR, entre outras lideranças do empresariado, José Carlos Fernandes, Ilson Nuño, Pedro Dias e Hélio Borges. Criada na gestão de Manoel Raimundo, a Diretoria de Marketing ficou sob comando de Fábio Maeji.

As reuniões para discussão e planejamento da entidade quase sempre eram feitas na hora do almoço. “Cada um pagava sua conta”, esclarece Manoel Raimundo. “Tocamos a ACIAR de uma forma que, eu diria, foi na base do trivial: fizemos o que podia ser feito sem fazer dívidas. Não era fácil, mas prestamos um serviço com bastante boa vontade”, finaliza.

PARCEIROS

Sincovvale Sicredi Impostometro Instituto Talentos Portal Educação Certificado Digital Accredito Illustrativa
REDE SOCIAL

Logotipo rodapé Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Registro