Formulário de Consulta

CÓDIGO:    SENHA:   
(Segunda via do boleto)

  • Página inicial
  • Fale conosco
  • Webmail
Rua José Antonio de Campos, 455 - Centro - Registro/SP - (13) 3828-6800 |

Nelson Salvador

Um homem que fez história na região

 

ELE FOI PREFEITO, VICE, VEREADOR, CONSTRUIU O 

HOSPITAL DE JUQUIÁ E TROUXE FACULDADE PARA A REGIÃO

 

Na década de 1960 não havia os critérios atuais que definem a escolha de escolas e até cidades para o professor iniciar a carreira. Bastava olhar no mapa e escolher a cidade onde iria trabalhar. Foi assim que o professor Nelson Salvador, casado desde 15 de janeiro de 1954 com Maria Aparecida, escolheu Juquiá para começar a vida profissional. Pelo mapa, ele concluiu que era uma cidade litorânea e antecipou o futuro com os filhos vivendo saudáveis à beira mar.

 

Assim, o jovem professor nascido em Campinas, em 6 de fevereiro de 1931, foi parar no distrito de Cedro, em Juquiá, onde foi professor e, entre 1963 e 1965, diretor da Escola Estadual Ushisuke Miadaira. Enganado pelo mapa e distante do mar, Nelson Salvador pensava em ficar algum tempo em Juquiá e, depois, escolher uma escola perto de Campinas. Porém, ele se apaixonou pelo lugar bucólico e pelas pessoas e adotou Juquiá como sua cidade. E foi em Juquiá que, poucos anos depois, ele pode exercer uma de suas paixões: a política. A outra grande paixão era a família.

 

Comunicativo e bom contador de historias, Nelson foi vice-prefeito de Manoel Soares da Costa, entre 1965 e 1968. No ano seguinte, foi eleito prefeito, cargo que ocupou até 1972. Como prefeito, uma de suas promessas de campanha tornou-se e continua sendo uma das principais conquistas de Juquiá: a construção do Hospital Santo Antonio.

 

Foi eleito vereador por dois mandatose, duas vezes, ocupou a presidência da Câ-mara Municipal. Em 1996, uma coligaçãodo PMDB com o PL, seu partido na época,o levou a disputar novamente, sem sucesso,a prefeitura na condição de vice-prefeito, na chapa encabeçada por Tonico Alonso.

 

Nelson Salvador ainda era prefeito quando, junto com um grupo de profissionais liberais e professores, colaborou para a fundação da Sociedade de Cultura e Educação do Litoral Sul (Scelisul), mantenedora da Faculdade de Ciências e Letras de Registro. O objetivo era permitir que os cidadãos do Vale do Ribeira pudessem ter formação superior sem os cansativos e custosos deslocamentos para outras regiões. Ele tornou-se o primeiro diretor pedagógico da instituição que, anos depois, foi vendida para o grupo atual que, posteriormente, a rebatizou com o nome de União das Instituições de Serviços, Ensino e Pesquisa (Unisepe).

 

No aniversário de 40 anos da Unisepe, em 2012, ele contou porque integrou o grupo de fundadores da faculdade na região. “Nós acreditávamos que o ensino superior seria o futuro da região. E conseguimos atingir o objetivo inicial, que era formar professores na região”, contou ele na época.

 

Aposentado como diretor de escola, Nelson não vestiu o pijama. Foi para Pouso Alegre, Sul de Minas Gerais, estudar Direito. Em 1980, tornou-se advogado e montou escritório em Juquiá, onde trabalhou até 2013. 

 

No dia 8 de setembro de 2014, aos 83 anos, Nelson Salvador despediu-se da vida, deixando a esposa Maria Aparecida, os filhos Márcia, Jorge e Renata e os netos Marília, Vitor, Eduardo e Vinicius, além de muitos amigos. Ele deixou também uma contribuição importante para a historia do Vale do Ribeira, com a paixão pela família e pelo exercício da política como forma de melhorar a vida das pessoas. 

 

Deixou obras, na educação e na saúde, que permanecerão como símbolo da historia que construiu.


NOVOS ASSOCIADOS

PARCEIROS

CNA Sicredi ACCredito Manual de Integração - De olho no imposto Impostometro PROE Portal Educação ACCertifica
REDE SOCIAL

Logotipo rodapé Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Registro
Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Registro
Rua José Antonio de Campos, 455 - Centro - Registro/SP
mkt@aciar.com.br

Desenvolvido por SOPHUS TECNOLOGIA