Logotipo da entidade

Consultas Boa Vista SCPC

ACIAR discute situação de moradores de rua em Registro


Como desdobramento dos encontros sobre segurança pública e com o objetivo de ter informações detalhadas sobre as ações com moradores em situação de rua em Registro, diretores da ACIAR reuniram-se na manhã de terça-feira, 26 de outubro, com a secretária de Assistência, Desenvolvimento Social e Economia Solidária, Luciana Cunha de Azevedo Gethmann, e a diretora de Proteção Social Especial da Secretaria, Heloisa Sayumi Miyahara.

Valda Arruda, gerente administrativa da ACIAR, abriu a reunião falando sobre os conflitos envolvendo moradores de rua no comércio. “Eu costumo falar que são pilares críticos não só em Registro, mas no Brasil e desde 2017 tenho acompanhado a ascensão de andarilhos na cidade, situação que a pandemia acentuou e agravou”, disse Luciana Gethmann, lembrando que a procura por Registro é maior pois a cidade oferece melhor estrutura e tem uma população solidária.

Luciana falou sobre a utilização do antigo prédio da Associação Desportiva da Polícia Militar, no Jardim das Palmeiras, como abrigo de moradores em situação de rua, que foi desativado em razão do alto custo de manutenção e da reclamação dos moradores do bairro.  No local foram atendidas 16 pessoas, das quais 14 saíram da rua após a passagem pelo abrigo.

A secretária informou que atualmente há 70 pessoas em situação de rua em Registro, a maioria dependente químico ou alcóolico. Informou também que está sendo viabilizado convênio com uma ONG para atender essa população, de forma a reduzir a permanência nas ruas. 

Luciana e Heloísa contaram vários aspectos do trabalho que realizam, disseram que há informações sobre carros de outras cidades que deixam pessoas em Registro e mostraram preocupação em como evitar que permaneçam em Registro entre 30 e 40 presos da saidinha temporária no período natalino.

Ao final do encontro, a ACIAR decidiu convidar, para uma próxima reunião, a diretora da Diretoria Regional de Assistência Social (DRADS), Sonia Regina Morato, para definir conjuntamente uma estratégia que evite outros municípios de trazerem para Registro seus moradores em situação de rua, pois há fortes indícios de que alguns municípios usam essa estratégia.

Também participaram da reunião os diretores da ACIAR Jane Duquinha (representando o presidente Daniel Muniz de Paulo), Alexsandro Silva Soares, Noemi Aparecida Lara Pereira e Manoel Chikaoka.