Logotipo da entidade

Consultas Boa Vista

Logotipo da BOA VISTA

ACIAR participa do 19º Congresso da FACESP e traz, pela terceira vez, troféu do Prêmio AC Mais


O presidente da ACIAR, Daniel Muniz de Paulo, disse que quer implantar na ACIAR
o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC).

“Foi muito emocionante quando Registro foi anunciado. Fiquei também muito alegre em ver a equipe recompensada, em saber que esse é resultado do trabalho dos nossos colaboradores, da nossa diretoria e, especialmente, dos nossos associados, que confiam na ACIAR. Sem eles, a gente não conseguiria”, afirmou o presidente Daniel Muniz de Paulo que testemunhou a ACIAR vencer, pela terceira vez, o prêmio AC Mais, concedido pela FACESP. 


O anúncio dos vencedores foi feito no último dia do 19º Congresso da FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) realizado em Atibaia, de 30 de outubro a 1º de novembro, com o tema #FacespEuValorizo. Incluída na categoria pequeno porte, a ACIAR disputou com mais de 150 associações. Na disputa pelo troféu estavam as associações de Pompéia e Dracena. “Concorremos com cidades fortes”, afirmou o presidente.

O congresso reuniu representantes de 420 Associações Comercias do estado. Foi a primeira vez que Daniel Muniz participou do evento na condição de presidente da ACIAR. Também estavam presentes sua esposa, Edna Maria Orbelli, a gerente administrativa da ACIAR, Valda Arruda, e a coordenadora do SCPC, Mara Valdoski.

O troféu AC Mais foi entregue ao presidente da ACIAR pelo deputado federal Marcos Bertaiolli, que preside a Frente Parlamentar em Defesa das Associações Comerciais do Brasil e o Vice Presidente da RA 5 (região administrativa), Eliseu Braga Chagas. Bertaiolli destacou a participação da ACIAR entre as associações comerciais do Estado. “Registro foi honrado no congresso da FACESP”, afirmou Daniel Muniz.

O presidente da ACIAR observou que, este ano, o congresso enfatizou muito o papel da mulher na sociedade, discutindo temas como participação política, empreendedorismo, violência e família. Essa ênfase ao feminino tem a ver com a recente criação do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), coordenado por Ana Cláudia Badra Cotait, esposa do presidente da FACESP, Alfredo Cotait Neto. O CMEC também concedeu o Prêmio Tarsila do Amaral, que homenageou Luiza Helena Trajano (categoria Empreendedorismo) e Beatriz Mendes Gonçalves Pimenta Camargo (categoria Arte e Cultura). “A FACESP quer que todas as associações tenham o CMEC, que é coordenado pela esposa do presidente.

Ainda no Congresso foi lançado o Programa Mulheres Empreendedoras SEBRAE&CMEC-FACESP&ACSP, que atuará no fomento ao empreendedorismo feminino. 

Entre as palestras, Daniel Muniz destaca as orientações sobre o cadastro positivo. “Trata-se de crédito para o consumidor e segurança para o comerciante”, resumiu, ressaltando que a ACIAR saiu na frente na implantação do cadastro positivo em Registro. “Hoje o bom e o mau pagador estão no mesmo patamar. O score do cadastro positivo vai mudar isso”, analisou. 

Os debates de que a comitiva da ACIAR participou também reforçaram a mobilização associativa na defesa da certificação digital, da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), a Lei da Liberdade Econômica e o papel das associações comercias na inserção de pequenas e médias empresas no cenário internacional. “A ACIAR já está elaborando um plano estratégico para se adequar à LGPD. Todas as empresas, não importa o tamanho, precisarão se adequar porque, se não o fizer, e vazar qualquer dado, vão ser penalizadas”, avisou Daniel Muniz.

Com cursos voltados à gestão das micro e pequenas empresas, foi lançada oficialmente no congresso a Faculdade do Comércio (FAC), da FACESP. A partir da aprovação do Ministério da Educação, as associações comerciais poderão se transformar em polos de ensino. 

“Foram três dias intensos, com muitos debates, palestras e temas diversificados e de interesse das associações comerciais”, resumiu Daniel Muniz, que ficou impressionado com o grande destaque e carinho dos diretores da FACESP com Registro. Ele aproveitou para convidar pessoalmente o presidente da Federação, Adolfo Cotait, e o superintendente  geral, Natanael Miranda dos Anjos,  a visitarem Registro. 

 


Galeria de fotos