Logotipo da entidade

Consultas Boa Vista SCPC

Lojistas estão otimistas com as vendas para o Dia dos Namorados


Esse ano os presentes devem ser mais funcionais e personalizados, diz a empresária Clarissa Camillo.

Crédito: Instagram Armazém dos Presentes

 

Às vésperas do Dia dos Namorados, comemorado neste domingo (12/6), o comércio mostra otimismo com a data, de acordo com a Pesquisa Perspectiva Empresarial da Boa Vista, que aponta que 51% dos empresários têm a perspectiva de um aumento no volume de vendas para o Dia dos Namorados em 2022, na comparação com a data no ano passado. Em 2021, apenas 17% dos entrevistados tinham essa mesma perspectiva, na comparação com o mesmo período de 2020.

A pesquisa da Boa Vista, feita em maio/22 com cerca de 500 empresas, de micro, pequeno, médio e grande porte, dos segmentos do comércio, serviço e indústria, em nível nacional, identificou também que a maior parte das vendas para a data comemorativa deverá acontecer de maneira presencial, em lojas físicas, mesmo que a intenção em realizar compras de forma on-line tenha apresentado um crescimento de três pontos percentuais (de 36% para 39%) na comparação com último ano.

Segundo Flávio Calife, economista da Boa Vista, mesmo com o cenário econômico ainda delicado para o consumidor, dado que a inflação não cedeu e os juros continuam subindo, alguns fatores podem impulsionar o consumo no curto e médio prazo, e isso deve estar contribuindo para essa perspectiva do empresariado neste Dia dos Namorados. “As vendas no comércio podem ter reflexo da antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas, bem como a liberação do saque ao FGTS, que pode beneficiar milhões de trabalhadores”, analisa Calife.

 

Setores que movimentarão a economia no período

Ainda de acordo com a Boa Vista, o setor de vestuário e calçados deverá ser o mais procurado na data pelos consumidores, assim como demonstrou ter sido na data comemorativa anterior. Outros setores como o de alimentos, eletrônicos e telefonia também deverão ter aumento na procura segundo a opinião dos empresários entrevistados.

Para a empresária Clarissa Camillo, proprietária das lojas Armazém dos Presentes e Love Brands, de Registro, o Dia dos Namorados está entre as três melhores datas do calendário comercial. Ela acredita que o volume de vendas será positivo para alavancar o comércio, sendo mais expressivas na véspera data, que cairá no final de semana. “Há dias estamos com a vitrine decorada com tema para o Dia dos Namorados, com corações, e estamos focando também nas postagens nas redes sociais. Pensando em atender às necessidades dos clientes, criamos kits com produtos variados, de valores que cabem em diversos bolsos”, comenta.

A presidente da Associação Comercial de Registro, Jane Duquinha, espera que o comércio local tenha um resultado positivo: “O Dia dos Namorados é uma importante data do calendário comercial, uma oportunidade para aquecer a economia local, não só para o varejo, mas para movimentar outros serviços como salões de beleza, bares e restaurantes, que empregam e geram renda para nossa cidade”, diz.