Logotipo da entidade

Consultas Boa Vista

Logotipo da BOA VISTA

Riogo Maeji


Um homem à frente de seu tempo

Ele foi o primeiro contador de Registro e o primeiro descendente a casar-se com uma brasileira na região.

 

Riogo Maeji foi um homem à frente de seu tempo. Foi o primeiro contador formado a atuar em Registro e o primeiro descendente de japoneses, na região, a casar-se com uma brasileira. Ele também foi vereador na primeira legislatura, um empreendedor talentoso, um cidadão exemplar, dedicado à família e à comunidade.

 

Segundo de oito irmãos, Riogo nasceu em Iguape em 29 de agosto de 1921. Seus pais eram Sichiro e Toyoko Maeji. Ele veio do Japão para trabalhar na cooperativa Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha (KKKK) e, em São Paulo, conheceu Toyoko. O casal se estabeleceu em Registro, onde Sichiro construiu o Hotel Registro.

 

Em 1936, com apenas 15 anos de idade, Riogo foi para São Paulo estudar Comércio (atual Contabilidade) e morou na Associação Cristã de Moços (ACM). Nesse período, suportou a imensa saudade da família, que só visitava duas vezes por ano, e as condições difíceis em que vivia. Trabalhava de dia como office boy no Banco Brotaro e, à noite, estudava.

 

Voltou para Registro em 1941 e trabalhou num jornal local. Posteriormente, criou o serviço de auto falante, que funcionava na caixa d´água da cidade e, no começo da noite, relatava as notícias do dia. Foi vereador à época em que foi instalada a Câmara Municipal de Registro, entre 1948 e 1951, tendo ocupado o cargo de 1º secretário da Mesa Diretora. Na década de 1950, Riogo montou o primeiro escritório de contabilidade na Rua Joaquim Marques Alves. Tinha oito funcionários.

 

Em 13 de julho de 1950 casou-se com a professora Yvette Ferraz Nonato Maeji. Ela mudou-se de Valinhos, no interior paulista, para Xiririca (atual Eldorado) e os dois se conheceram quando ela veio morar em Registro. O casal teve cinco filhos: José Tadeu, Fabio Aurélio, Luis Eduardo, Cassio Ricardo e Rita de Cassia. Na década de 1960, Riogo e o irmão Yutaka Mayeji firmaram sociedade e construíram um prédio na avenida Prefeito Jonas Banks Leite. Na parte superior, instalaram o escritório RIMA de Contabilidade.

 

Riogo sempre foi considerado um homem sério, honrado e respeitável, o que o fez conquistar muitos clientes para seu escritório. Além disso, muitos integrantes da comunidade japonesa deixavam os filhos sob seus cuidados, após concluirem o primário para que, além de uma profissão, aprendessem comportamento e integridade.

 

De natureza empreendedora, Riogo e seu irmão Yutaka Mayeji também montaram a primeira concessionária Ford da região, a Val Ribeira Veículos. Mais tarde, montaram a Registro Automóveis Ltda. – concessionária Volkswagen, que funcionou por mais de trinta anos.

 

Riogo sempre teve atuação destacada na comunidade. Foi membro do Lions Clube de Registro e diretor do Registro Base Ball Clube (RBBC) que, sob sua supervisão, realizou eventos importantes, além da reforma da sede na avenida Prefeito Jonas Banks Leite. 

 

Riogo Maeji morreu em 4 de dezembro de 2012. O médico registrense João Peixoto, amigo da família, recorda que sempre que o encontrava, escutava algo agradável e gentil. É assim que ele permanece no coração e na lembrança de amigos, familiares e, principalmente, dos filhos.