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SCPC - Serviço Central de Proteção ao Crédito

 

O Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da ACIAR é um serviço de apoio do comerciante ao possibilitar informações sobre inadimplência de pessoa física e pessoa jurídica. A base de dados tem abrangência em todo o. Esta rede integra dados de associações comerciais do País. São informações com origem em cartórios de protestos, instituições financeiras e no próprio comércio. Através do balcão de atendimento do SCPC na ACIAR, os consumidores podem realizar consultas em seu CPF, obtendo, por exemplo, registros de débitos e títulos protestados.

 

Em março de 2012, a ACIAR assinou contrato com a Boa Vista Serviços, que passou a administrar o SCPC. Para a ACIAR, a assinatura do contrato representa um marco na proteção ao crédito, fundamentado no respeito ao associativismo e na busca permanente de inovações capazes de gerar valor e beneficiar clientes e consumidores.

 

A Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) é uma empresa que oferece soluções inteligentes para decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios, a serviço de empresas e consumidores. Sua base de dados contém mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores, e registra 42 milhões de transações de negócios por dia. A Boa Vista SCPC fornece atualmente mais de 200 milhões de consultas por mês a seus clientes e consumidores.

 

Também atua no mercado de segurança eletrônica de transações e identificação, provendo serviços de certificação digital.

 

Criada em 2010, é resultado da união da Associação Comercial de São Paulo, do fundo brasileiro de investimentos TMG Capital, da Equifax Inc., do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro, da Associação Comercial do Paraná e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre.

 

Atua em rede nacional, com mais de 2,2 mil entidades representativas do varejo em todas as regiões do Brasil. A riqueza de informações do banco de dados permite à Boa Vista SCPC oferecer soluções inteligentes para auxiliar o processo de decisão de negócios de seus cerca de 1,2 milhão de clientes diretos e indiretos em todos os segmentos da economia.

 

A cobertura nacional das informações armazenadas pela Boa Vista é garantida por meio do envio de dados por clientes com presença em todo o País, informações obtidas de fontes oficiais e ainda pelo compartilhamento de dados das principais entidades representativas do varejo de todas as regiões.  Além disso, a Boa Vista é preparada para o Cadastro Positivo, apresentando soluções adequadas para atender essa nova demanda de crédito no Brasil.

 

Com uma plataforma de produtos modernos, elaboradoras para atender as novas exigências do mercado, a Boa Vista apresenta soluções inteligentes e seguras para apoiar as ações em todos os ciclos de negócios, como: análise e concessão de crédito, gerenciamento e otimização da carteira, cobrança e prevenção à fraude.

 

A evolução do SCPC

Para responder ao crescimento da economia e do sistema de crédito do país das décadas seguintes, a ACSP criou o Serviço Central de Proteção ao Crédito, em 1955. O SCPC passou a centralizar todos os dados de transações comerciais.

 

A partir daí, o SCPC passou por diversas mudanças e, rapidamente, ficou conhecido como instrumento de suporte ao crédito. Em 1960, atingiu a marca de 1 milhão de consultas. Nesse período, foram iniciados os estudos para criação do cadastro positivo.

 

Aos poucos, o SCPC foi abandonando as tradicionais fichas em papel e passou a informatizar seus processos. Em 1983, a informatização do SCPC estava completa e implicou numa redução drástica no tempo de manuseio das informações. O que levava antes até 10 minutos passou para, em média, dois a três minutos.

 

A partir da década de 90, o Brasil enfrenta um novo cenário econômico, de crescimento e maior estabilidade monetária, fator que muda a realidade do mercado de crédito no País. Há uma visível expansão do crédito para consumidores e empresas e um aumento da demanda por soluções de apoio às decisões de negócio.

 

Essas mudanças acarretam uma série de medidas para profissionalização por parte do SCSP, durante os primeiros anos após a virada do século. A entidade promove um aprimoramento da gestão do SCPC, um reposicionamento da marca no mercado e lança o Índice Nacional SCPC de Crédito ao Consumidor.

 

Em 2010, a criação da Boa Vista Serviços, que passa a administrar o SCPC, é uma resposta natural e planejada às exigências do novo cenário – tão desafiador, quanto promissor. A Boa Vista Serviços nasce para atender a crescente demanda por soluções inteligentes de apoio às decisões de crédito e negócios em todo Brasil. (Fonte: Boa Vista Serviços)


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