Formulário de Consulta

CÓDIGO:    SENHA:   
(Segunda via do boleto)

  • Página inicial
  • Fale conosco
  • Webmail
Rua José Antonio de Campos, 455 - Centro - Registro/SP - (13) 3828-6800 |

Tereza Takako Falcão

Tesoureira da Prefeitura, foi homenageada com nome de rua na Vila Nova

 

Caçula entre cinco irmãos filhos dos imigrantes japoneses Mititaka e Fumio Matsuda, desde pequena Tereza Takako se destacava por sera mais extrovertida da casa. A irmã Yoko Matsuda a descreve como “serelepe”, tamanha a vivacidade que Tereza esbanjava por onde passava. Com o jeito expansivo, de sorriso fácil e conversa doce, ela facilmente fazia amizades. E logo ganhou o apelido de Taka.

 

Tereza nasceu em Registro no dia 29 de outubro de 1943. Aos 22 anos, casou com o jovem Ariovaldo Bueno Falcão, de quem adotou o sobrenome. O casal teve duas filhas: Daniela Falcão (Haiek) e Márcia Cristina Matsuda Falcão. Após concluir o chamado “curso Científico” (segundo grau), Tereza prestou concurso público e passou para o cargo de tesoureira da Prefeitura. Lá conheceu a amiga Dorothea Mendes Correa. “Íamos e voltávamos juntas do trabalho. Ficamos muito amigas, até hoje sinto muito a falta da Taka. Ela era muito querida por todos”, revela dona Dorothea, que começou como secretária e se aposentou no cargo de diretora administrativa da Prefeitura.

 

A espontaneidade que contagiava a todos escondia também uma mulher extremamente organizada e dedicada à família e ao trabalho. Taka adorava frequentar bailes e festas, mas nunca deixou a responsabilidade de lado. Sua mesa na Prefeitura era de uma organização impecável – fato que chamava a atenção entre os colegas.

 

Com qualidades tão marcantes, Taka deixou uma lacuna imensurável quando faleceu tão repentinamente em dezembro de 1973. Ela tinha apenas 30 anos e estava grávida do terceiro filho quando passou mal. Segundo a amiga Dorothea, Taka perdeu o bebê e permaneceu internada no hospital. Era dia 31 de dezembro. “Eu e meu marido nos preparávamos para viajar para o Sul quando chegou a notícia. Eu não queria acreditar, foi muito triste”, lembra a amiga, emocionada.

 

“Ela tinha ido ao salão de beleza, arrumou o cabelo e fez as unhas para se preparar para o Ano Novo. Foi uma tragédia para nós perder a Taka tão de repente”, conta a irmã Yoko. E Taka, que costumava frequentar velórios para prestar seu apoio às famílias, recebeu homenagem de centenas de pessoas que acompanharam seu funeral. O tradicional baile de Ano Novo do RBBC chegou a ser cancelado, tamanha a tristeza que invadiu Registro naquele fim de ano.

 

“A Taka era muito alegre, companheira. Deixou as filhas ainda tão pequenas, foi um sofrimento muito grande para todos. Ela era uma pessoa maravilhosa”, ressalta a amiga Dorothea que, mais tarde, indicou à Prefeitura que prestasse homenagem à ex-tesoureira. Assim, uma das ruas da Vila Nova ganhou o nome de Tereza Takako Falcão.

 

 

Taka, que na foto aparece pronta para ir a um baile, 

se destacou pela alegria espontânea


NOVOS ASSOCIADOS

PARCEIROS

CNA Sicredi ACCredito Manual de Integração - De olho no imposto Impostometro PROE Portal Educação ACCertifica
REDE SOCIAL

Logotipo rodapé Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Registro
Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Registro
Rua José Antonio de Campos, 455 - Centro - Registro/SP
mkt@aciar.com.br

Desenvolvido por SOPHUS TECNOLOGIA